Mostra do Cine Olympia celebra o Dia Internacional da Mulher em Belém

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), o Cine Olympia realiza a mostra “As Mulheres e a ‘Arte’ de Viver” até domingo (10). A programação do evento na cidade de Belém reúne filmes que retratam temas sociais e sua relação com as mulheres.

Ontem (6), foi exibido “Desejo Proibido”, que aborda a questão de gênero e sexualidade. O longa mostra a vida de três diferentes gerações de lésbicas. Em 1961, Vanessa Redgrave atua como a viúva de sua parceira de 50 anos. Em 1972, a estudante de faculdade, Linda (Michelle Williams) conhece Amy (Chloë Sevigny) num bar lésbico.

Apesar de seus amigos desaprovarem as roupas de Amy, Linda não consegue se afastar dessa mulher vestida de homem. Ellen DeGeneres e Sharon Stone estrelam a terceira história, passada nos anos em 2000, em que um casal de lésbicas quer ter um bebê.





Hoje (7), a mostra traz “Benny e Joon – Corações em Conflitos”, obra que promove o debate a cerca do movimento anti-manicomial. No enredo, Benny é um mecânico e, como irmão mais velho, toma conta de Joon, que tem deficiência mental. Quando Benny perde uma aposta, ele tem que fazer um favor a um amigo e trazer o excêntrico Sam, um rapaz que vive imitando Charlie Chaplin e Buster Keaton, para a sua casa. Sam e Joon se apaixonam e, pela primeira vez, Benny se vê com ciúme da irmã, com medo de perdê-la, mas tendo que aceitar que ela pode ter a sua própria vida.

“Miss Potter”, com sessão na sexta (8), conta a história real de Beatrix Potter, autora de vários best-sellers infantis, e suas dificuldades amorosas.

Já no sábado (9), o longa “A Conspiração” aborda questões políticas. Quando o vice-presidente dos Estados Unidos morre repentinamente, uma senadora é escolhida para ocupar seu lugar. Criticada pelas oposições de ambos os partidos americanos, ela precisa provar que tem força política o bastante para assumir as responsabilidades do cargo que está assumindo.

A mostra encerra com o filme nacional “Que bom Te Ver Viva!”, de Lúcia Murat. A diretora, que foi torturada no período da ditadura militar, narra a vida de algumas mulheres brasileiras que pegaram em armas contra o regime militar.

Serviço

Mostra “As Mulheres e a ‘Arte’ de Viver”, até domingo, 10, às 18h30, no Cine Olympia. A entrada é franca.

Fonte: G1