A Noite é uma Palavra reúne poetas paraenses em Belém

A Fundação Tancredo Neves preparou uma programação especial para os apaixonados por literatura: o evento na cidade de Belém “A Noite é uma Palavra”, que acontecerá no Hall Ismael Nery, nesta quarta (22) e quinta (23), com apresentação de vários poetas interpretando diversos poemas.

Além disso, o evento trará o lançamento do “Selo Ildefonso Guimarães de Literatura”, a divulgação dos vencedores do “Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura 2012” e a publicação do edital do Prêmio deste ano. Toda a programação é gratuita.

“A grande importância de um evento literário como esse é, acima de tudo, dar acesso a essas ricas obras, formando assim uma plateia que seja sensível à poesia e que crie o hábito de frequentar saraus”, diz Bella Pinto, gerente de Promoção Editorial da Fundação.

Segundo Bella o “A Noite é uma Palavra”, que acontece em guia Belém (Estado do PA), também é um momento de valorização do poeta paraense, rememorando a tradição do sarau, que vem da tradição medieval, quando a palavra se misturava com a arte teatral e musical, ganhando a importância merecida.





No dia 22 serão seis livros lançados pelo selo Ildefonso Guimarães de Literatura: “Beberagens Indígenas e Educação Não Escolar no Brasil Colonial” de Maria Betânia; “O Cajado de Deus” de Francisco Canindé; “Igarapé-Miri – A Verdadeira Terra da Cachaça” de J. Santiago; “A Flecha Passa e Poemas Diversos” de Joãozinho Gomes; “Pinceladas Poéticas” de Luiz Sérgio de Andrade Vinent e “Histórias de Vida” de Lomont Filho.

Nesse mesmo dia se apresentarão os poetas Catalina Murchio (apresentando poemas de Ruy Barata), Eduardo Santos, Rita Melém, Apolo de Caratateua, Rui do Carmo, Juracy Siqueira e Izarina Tavares.

Já no dia 23 é a vez da premiação dos ganhadores do Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura 2012, que são Gabriela Amorim (O Velho); José Maria de Lima (Ave, Marajó!); Geovane Silva (Pequenas Divagações no Tempo); Lourdes G. Furtado (Memórias de um Tempo Quase-Ontem); Franciorlis Freitas (Ojos); Jorge Ricardo Coutinho (Mater Puríssima – História da Festa de Conceição em Abaeté do Tocantins); Klefferson Loureiro (Rios Amargos. Olhares Perdidos. Fragmentos Poéticos) e Max Reis (No Caminho das Linhas).

Ainda nesse dia o “A Noite é uma Palavra” leva ao palco os poetas Rubens de Almeida, Claudio Cardoso, Daniel Leite, Fernando Pessoa, João de Jesus Paes Loureiro, Marcio Galvão e Renato Gusmão.

Serviço

“A Noite é uma Palavra”, lançamento do “Selo Ildefonso Guimarães de Literatura”, divulgação dos vencedores do “Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura 2012” e publicação do edital do Prêmio deste ano no Hall Ismael Nery (1º andar do Centur), às 20h. Toda a programação é gratuita.

Fonte: G1