Em Belém, exposição Miriti das Águas exibe trabalho de artesãos

Estação das Docas recebe, em Belém, a exposição “Miriti das Águas”, que irá exibir trabalhos artesanais produzidos a partir da fibra de miriti por artesãos do município de Abaetetuba, nordeste do Pará. Entre os destaques da mostra, três embarcações em tamanho natural.

A exposição ficará aberta à visitação até o próximo dia 18 e faz parte da programação do “Nazaré em todo canto”, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult-PA). A mostra foi toda produzida com a técnica desenvolvida pelos artesãos de Abaetetuba, com peças inspiradas no Círio de Nazaré e tem curadoria do artista plástico Emanuel Franco.

A novidade desse ano fica por conta das três embarcações em tamanho natural feitas em miriti. “São três barcos de passageiros, em tamanho natural, com oito metros de comprimento, construídos em Abaetetuba. Sobre eles, teremos uma revoada de pássaros, guarás, garças e araras, também em tamanho real”, explica Franco.





Segundo o curador, a exposição se trata de uma grande instalação visual e será composta ainda por 150 garças, 110 guarás e 110 espécies variadas, além de outras peças. No espaço da mostra, o público também poderá participar de oficinas sobre o artesanato em miriti, que serão ministradas por quatro artesãos do município de Abaetetuba. Eles vão ensinar as técnicas utilizadas na produção de peças dessa fibra. As aulas irão ocorrer no período de 8 a 18 de outubro, de 10h às 18h.

Quem se interessar pelas peças em miriti produzidas pelos artesãos vai poder comprá-las no local. Durante o evento haverá ainda uma premiação para o Melhor Artesanato Tradicional e Melhor Invenção.

Serviço: Exposição Miriti das Águas, até 18 de outubro, das 10h às 18h., no Boulevard das Feiras e Exposições da Estação das Docas, em Belém.