Domingo de Ramos abre período da Semana Santa em Belém

A Igreja Católica deu início ontem à programação da Semana Santa, a tradição religiosa que celebra a paixão, morte e a ressurreição de Jesus Cristo. A programação se iniciou às 8h30, com a benção dos ramos proferida pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, na praça do Colégio do Carmo. Logo após a missa os fiéis seguiram em procissão até a Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha.

O período da Semana Santa relembra a entrada de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa (31). Nos dias 25 e 26, de 16 h às 19 horas, haverá confissões para os fiéis na igreja na cidade de Belém da Sé. A confissão neste período da Semana Santa representa a conversão, momento de renovação na páscoa, que é a passagem do pecado para a vida da graça.





Segundo o cura da Catedral Metropolitana de Belém, padre José Gonçalo Vieira, a Páscoa é a ‘renovação completa de nossa vida, onde a Liturgia Pascal nos convida a vivermos com intensidade o Mistério de Cristo Ressuscitado que é para todos, força na caminhada’.

Na quarta-feira santa (27), às 19 horas, a tradicional procissão luminosa ‘Procissão da Fuga de Jesus’, que é a caminhada com a imagem do Senhor dos Passos, sairá da Catedral Metropolitana de Belém até a Basílica Santuário de Nazaré. No decorrer da procissão, a imagem passará pelas ruas da Drº Assis, Av. Tamandaré, Gama Abreu, pegando direto a Av. Nazaré.

Na quinta-feira santa (28), às 18 horas, missa da Ceia do Senhor, com o lava-pés, instituição do sacerdócio e eucaristia, trasladação do Santíssimo Sacramento para adoração até as 24 horas. Na Sexta-feira Santa (29), às 7 horas, a procissão do Senhor dos Passos sai da Basílica Santuário de Nazaré em direção a Igreja das Mercês onde se encontrará com a imagem de Nossa Senhora das Dores.

Fonte: Portal ORM