Museu Paraese Emilio Goeldi Belém

O Museu Paraense Emílio Goeldi Belém popularmente conhecido como Museu Goeldi, é uma instituição pública fundada em 1866, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal, localizada no municipio brasileiro de Belém, capital do estado do Pará.

Foi vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, devido possuir acervos de conhecimentos nas áreas de ciências naturais e humanas relacionados à Amazônia, além de promover pesquisas e estudos científicos dos sistemas naturais e culturais da região. É a mais antiga instituição na região amazônica e reconhecido mundialmente como uma das importantes instituições de investigação científica sobre a Amazônia brasileira.

Museu Paraese Emilio Goeldi Belém

 

História

O século XIX foi o auge das expedições naturalistas à Amazônia e, com a chegada à região viajantes ingleses, alemães, franceses, italianos, estadunidenses e russos. Em 1808, a abertura dos portos tornou o Brasil mais acessível aos naturalistas e artistas, que vieram com grande entusiasmo estudar e retratar a natureza amazônica.

Em 1866, houve na cidade de Belém a fundação da “Associação Philomática”, sob a presidência de Domingos Soares Ferreira Penna (núcleo do futuro museu).





Acervo

A criação e manutenção de um acervo museológico é uma tarefa trabalhosa, dispendiosa, complexa e ainda em processo de estudo e aperfeiçoamento. Muitas questões fundamentais ainda estão sendo discutidas pelos especialistas, e em muitas delas ainda não se formaram consensos ou regulamentações definitivas. Todo esse campo está em rápida expansão e contínua transformação. O acervo representa o núcleo vital de todo museu, e em torno do qual giram todas as suas outras atividades. O acervo idealmente é gerido por um curador, ou por uma equipe de curadores, que tem a função de manter organizada e em bom estado a coleção em seus depósitos, define conceitualmente e organiza as exposições ao público, e supervisiona as atividades de documentação e pesquisa teórica sobre a coleção a fim de produzir novo conhecimento. O curador também tem um papel decisivo nos processos de aquisição e descarte de peças. O curador é o responsável pela gestão do acervo segundo o que foi definido no Plano Diretor do museu, que conta com uma seção especialmente dedicada à Política de Acervo, como está previsto no Código de Ética para Museus.

Vagas Museu Paraese Emilio Goeldi Belém – Trabalhe Conosco

O Museu Paraese Emilio Goeldi Belém disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Museu Paraese Emilio Goeldi em Belém

  • Terça a Domingo das 09h às 16h15

Onde fica, Endereço e Telefone Museu Paraese Emilio Goeldi em Belém

  • Av. Gov Magalhães Barata, 376 – São Brás – Belém – PA
  • Telefone: (91) 3182-3200

Mapa de localização





Deixe seu comentário