Festas populares são tema de exposição no Sesc Doca em Belém

Festas populares de junho são o tema da exposição “Motivos Juninos”, do artesão e artista plástico Francelino Moraes Mesquita, em cartaz a partir desta quinta-feira (13), no Sesc Doca, na cidade de Belém.

O artista plástico Francelino Mesquita iniciou sua carreira na infância construindo inúmeras pipas em forma de bichos e estrelas, e sua formação de técnico em edificações permitiu-lhe transformar designers abstratos em obras de arte. Em 2013 através de uma nova pesquisa o artista procurou fazer a fusão do ferro com a cerâmica, o que deu certo e está sendo divulgado expressando o hibridismo da cultura brasileira.





A produção das esculturas em ferro representa a tradição popular que aproxima o campo e cidade, a capital e o interior, o urbano e rural, enquanto a cerâmica traduz nossas raízes culturais e deve ser resgatada e cultivada de geração em geração. O evento na cidade de Belém será composto de obras com representação temática da fogueira, casal de dançarinos da quadrilha, chave de são Pedro, bandeirinhas, oratório, balões, sanfona e triângulo representando a musicalidade.

O projeto do Sesc pretende incentivar as visitas aos espaços de artes populares, valorizando as tradições culturais da região e divulgando os trabalhos de pesquisa dos artesãos. O Espaço Cultural do Sesc Doca será ambientado com a imagem de Santo Antônio e muitas simpatias para os convidados e público presente.

Serviço

Exposição “Motivos Juninos”, de 13 a 26 de junho, no Espaço Cultural do Sesc Doca, localizado na Rua Senador Manoel Barata, 1873, de 16h às 20h. Entrada franca.

Fonte: G1





Deixe seu comentário