Violência contra o idoso é tema de programação especial em Belém

Uma programação especial voltada para o enfrentamento à violência contra os idosos começa nesta segunda-feira (10), na cidade de Belém. A ação, realizada pela Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) da Polícia Civil, se estenderá até o próximo sábado (15). O objetivo é esclarecer a população sobre como prevenir e lidar com casos de violência contra idosos. A semana é alusiva ao Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho.

Durante esta semana, a serão oferecidos aos idosos serviços como expedição gratuita de carteira de identidade, exames de verificação da pressão arterial e também de glicemia. O público poderá assistir, ainda, a apresentações de shows de dança, coral e teatro na cidade de Belém.





Segundo a delegada Simone Edoron, a maioria dos crimes contra idosos acontece no próprio lar da vítima, e é cometido pelos próprios familiares. “Muitos atos de violência são decorrentes da falta de manejo, de orientações, do estresse do dia a dia, de filhos e de familiares sobrecarregados, da intolerância e ou da falta de afetividade em relação aos idosos”, ressalta.

De acordo com a Delegacia de Proteção ao Idoso, os crimes mais comuns contra idosos são desvio de proventos financeiros, como pensão e aposentadoria, humilhação e maus tratos.

Fonte: G1





Deixe seu comentário