Universo dos personagens de anime é tema de exposição em Belém

O estudante Rafael Cabral, de 21 anos, começou a se interessar pela cultura japonesa e seus personagens desde criança, e conta que aprender sobre o assunto se transformou em rotina. “Eu acompanhava animes na tv aberta, e o traço diferenciado daquelas animações chamava atenção. Com o passar do tempo, meu interesse pela cultura pop japonesa foi crescendo e, com isso, o gosto pela cultura tradicional também foi aumentando. Acompanhar animes e mangás é a minha forma de diversão, de lazer”, relata.

Os personagens de desenhos e gibis japoneses serão tema de uma exposição que acontece a partir desta sexta-feira (1º), em Belém. Intitulada JAPAN: Kingdom of Characters, ou “Japão: O Reino dos Personagens”, a mostra já passou já passou por outros 9 países. Agora, os fãs de anime a mangá em Belém também vão poder conhecer um pouco mais sobre a cultura e história deste universo de personagens japoneses.

A exposição é dividida em quatro partes e apresenta ambientes em que o visitante terá a oportunidade de conhecer e recordar alguns personagens que surgiram ao longo de cada década, e que são ícones destacados em todo o mundo até os dias de hoje. Figuras como Ultraman, Astro Boy, Hello Kitty, Pokémon (Pikachu) e mascotes (Yurukyara), dentre muito outros, serão apresentados em forma de painéis, vídeos e bonecos.

Reflexão sobre os ícones
O evento explicar questões como a origem e os motivos da popularidade de cada personagem, abordando sua criação e que tipo de sociedade eles representam, já que seu impacto não se restinge ao Japão: Cabral, por exemplo, é adepto do Cosplay, que é a prática de se fantasiar como os personagens. Ele diz que esta atitude é comum entre os fãs, que se identificam com as figuras.





“Existe um personagem com que se parece muito comigo, chamado Bucky, do anime de mesmo nome. Ele é bastante confiante, determinado e não desiste dos seus objetivos”, comenta.

Ainda segundo o fã, existe um preconceito muito grande das pessoas em relação aos fãs de animes. Mas, ele garante que o cosplay é um hobby saudável, que ajuda a estimular o lado artístico e a criatividade, já que muitos fãs acabam aprendendo técnicas de artesanato, como pintura, modelagem, costura e até mesmo interpretação, tudo para “incorporar” os personagens favoritos da melhor maneira possível.

Rafael conta que já se programou para visitar a exposição na próxima semana.  “Para mim esse evento vai ser uma grande novidade. Creio que essa passagem [da exposição] por Belém é bastante interessante, já que aqui existem muitos fãs e pessoas interessadas em ter um contato maior com a cultura pop japonesa, além dos leigos, que poderão ter a oportunidade de conhecê-la. Eu espero encontrar muitas coisas relacionadas ao Japão e à cultura otaku por lá”, declara.

Serviço: A exposição JAPAN: Kingdom of Characters (Japão: Reino dos Personagens), acontece até o dia 15 de novembro, de terça a domingo, das 9h às 18h, no Mangal das Garças, que fica localizado na passagem Carneiro da Rocha, s/n (ao lado Arsenal de Marinha), bairro da Cidade Velha, em Belém. A entrada é gratuita. Mais informações pelos telefones (91) 3242-5052 e (91) 3249-3344