Imetropará apreende 22 balanças em feiras de Belém

Na manhã desta quarta-feira (20) Fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) apreenderam vinte e duas balanças, sendo 15 no Ver-o-Peso e sete na Feira do Guamá. A operação contou com apoio da Polícia Militar e, no Ver-o-Peso, com apoio também da Secretaria Municipal de Economia. Dez fiscais do Imetropará participaram da ação.

As balanças foram apreendidas por serem de um modelo importado que não passou por avaliação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por isso também serão destruídas. Toda balança só pode ser utilizada no Brasil, em transações comerciais, após exame do instituto. Cada modelo tem uma portaria específica. A portaria geral, que rege o uso de todas é a 236/94.





As balanças legalizadas passam por verificação metrológica anual, or manutenção em oficina na cidade de Belém autorizada pelo Inmetro, têm selagem e informações sobre capacidade máxima e mínima, entre outros requisitos. “O maior prejudicado pelo uso de modelos ilegais é o consumidor, pois não há garantia de que o produto que ele comprou está no peso correto. É importante que o consumidor esteja atento e não se deixe enganar. Se houver alguma suspeita de irregularidade, deve denunciar ao Imetropará”, disse Luiziel Guedes, presidente do órgão.

Serviço

As denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria do Imetropará: 0800-280-1919.

Fonte: Diário do Pará