Hospital Universitário realiza mutirão da catarata em Belém no dia 1 de julho

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, realiza até o próximo dia 1º de julho, em Belém, um mutirão de atendimento oftalmológico para identificar a catarata em pacientes acima de 55 anos.

O coordenador do serviço no Bettina, o médico oftalmologista Eduardo Braga, avalia que desde quando iniciou o Mutirão da Catarata tem sido satisfatória a procura, sobretudo, porque, a cada dia, tem aumentado a demanda. Ele informou que todos os atendimentos de triagem realizados no Mutirão, quando necessário, estão sendo encaminhados para cirurgia, que será realizada até o final da primeira semana do próximo mês de julho. Mas, se outros problemas forem detectados, os pacientes serão orientados sobre o tratamento.

Para o diretor geral do HUBFS, o médico e sociólogo Paulo Amorim, o Mutirão tem cumprido com o seu papel de atender as pessoas que têm dificuldade de acesso ao serviço. “O Mutirão de Catarata promovido pelo Bettina é a instrumentalização de um processo que tem ajudado a atenção básica garantir às pessoas esse atendimento. Ao mesmo tempo, tem permitido a nossa instituição hospitalar cumprir com o seu papel pedagógico, em especial, o da Residência Médica”, enfatizou.





Ele observou, ainda, que, para a Instituição, tem sido de fundamental importância, proporcionando às equipes médicas que estão à frente do serviço crescerem, cada vez mais, profissionalmente. E, para o Bettina, tornou-se o aprimoramento da sua estrutura operacional, na busca de garantir melhoria no atendimento. Doutor Paulo Amorim fez questão de lembrar que os sucessos dos mutirões não seriam possíveis se não fosse o apoio dos Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC).

Serviço                                 

O Mutirão da Catarata ocorre até a primeira semana do próximo mês de julho, no período da manhã e da tarde. Para ter acesso ao serviço, o paciente tem que ter idade a partir dos 55 anos e se encaminhar ao HUBFS (Campus Universitário IV da UFPA, rua Augusto Corrêa, acesso pela avenida Perimetral, bairro Terra Firme) munidos com a original e a cópia da Carteira de Identidade, do comprovante de residência, do CPF e do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: G1





Deixe seu comentário