Espaço Cultural Casa das Onze Janelas Belém

Espaço Cultural Casa das Onze Janelas Belém ou Palacete das Onze Janelas ou Museu de Arte Casa das Onze Janelas é um edifício histórico da cidade brasileira de Belém, no estado do Pará.

Trata-se do Museu de Arte Moderna e Contemporânea mais importante da cidade de Belém e do Estado do Pará e também um ponto turístico da cidade de Belém, construída no século XVIII como moradia por Domingos da Costa Barcelar, senhor de engenho. Hoje em dia, desde 2002, a edificação abriga o Museu de Arte Casa das Onze Janelas.

Espaço Cultural Casa das Onze Janelas Belém

Espaço Cultural Casa das Onze Janelas Belém História

O Palacete das Onze Janelas foi construído no século XVIII como residência de Domingos da Costa Bacelar, proprietário de um engenho de açúcar. Em 1768, a casa foi adquirida pelo governo do Grão-Pará para abrigar o Hospital Real. O projeto de adaptação é do arquiteto italiano Antônio José Landi. O hospital funcionou até 1870 e depois a casa passou a ter várias funções militares. Em 2001, o Governo do Estado do Pará assinou com o Exército Brasileiro um convênio, alienando os terrenos da Casa das Onze Janelas e do Forte do Presépio em favor do turismo em Belém, hoje o palacete é um dos cartões postais da capital paraense, é também um dos museus de arte mais importantes da cidade. Desde ano de 2016, o Museu de Arte Casa das Onze Janelas vem sofrendo grande pressão política por parte do governo PSDB do estado para deixar de existir como tal visando a formação do Pólo Gastronômico, colocando em risco um acervo de arte moderna e contemporânea com obras de artistas como Tarsila do Amaral, Rubens Gerchman, Ismael Nery, além de obras de grandes fotógrafos contemporâneos da cidade. Cidade Velha.





Espaço Cultural Casa das Onze Janelas Belém Arquitetura e Arte

O prédio em dois pisos tem na fachada principal onze aberturas dispostas simetricamente, janelas e portas janelas, com verga reta e precedidas por grades, e a porta principal. O volume maciço é dividido por um simples entablamento e tem pilastras nos cunhais, constituindo uma solução robusta e singela, ao gosto da arquitetura portuguesa do período, do chamado estilo chão. Mais elaborada, denunciando a intervenção do arquiteto italiano Antônio Landi, é a fachada para o rio, com aberturas em arcos configurando, no corpo central, loggia (galeria) na forma de varandas, com grades no piso superior e abertas no inferior. O prédio, quando passou para o uso militar, sofreu muitas intervenções. As mais relevantes, do ponto de vista de interferência nas fachadas, foram o acréscimo de um frontão triangular, ladeado por obeliscos, na fachada principal, e o fechamento desfigurador das aberturas do lado voltado para o rio. Essas modificações foram revertidas em restauro e reformas nos anos 2000. Desde 2002 o palacete abriga o Museu de Arte Casa das Onze Janelas que possui vasto acervo de obras modernas e contemporâneas contando com nomes como Tarsila do Amaral, Ismael Nery, Rubens Gerchman, Lasar Segal, Luiz Braga, Miguel Chikaoka, Alexandre Sequeira, Elza Lima, Walda Marques. Com grande agenda de exposições, é o principal prédio à hospedar as duas maiores premiações nacionais de arte realizadas no estado, o Premio Diário Contemporâneo de Fotografia e o Arte Pará, porém o Museu sofre risco de desmonte pelo Governo do Estado do Pará, pondo o acervo e a vida cultural da cidade e do estado em dificuldade e risco.

Espaço Cultural Cada das Onze Janelas Belém Turismo

O edifício é parte do conjunto arquitetônico e paisagístico denominado Feliz Lusitânia. O edifício abriga, além do espaço museológico, o ‘Boteco das Onze’ que,, apesar do nome, é um dos restaurantes mais qualificados de Belém.

A área que envolve a Casa das Onze Janelas possui um conjunto de equipamentos culturais, como o Jardim de Esculturas, o Navio Corveta e o palco, que se projeta sobre a baía. Da área da Casa aprecia-se ainda uma bela vista da Baía do Guajará e do Mercado de Ver-o-Peso.

Vagas Espaço Cultural Casa das Onze Janelas Belém – Trabalhe Conosco

O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas Belém disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Espaço Cultural Casa das Onze Janelas em Belém

  • Terça a Sexta das 10h às 16h / Sábado e Domingo das  09h às 13h

Onde Fica, Endereço e Telefone Espaço Cultural Casa das Onze Janelas em Belém

  • R. Siqueira Mendes, s/n – Cidade Velha – Belém – PA
  • Telefone: (91) 4009-8825

Mapa de localização





Deixe seu comentário