Emissão do RG está disponível em diversos bairros de Belém

O material para a emissão do documento de identidade, que estava em falta em guia Belém e em alguns municípios do interior do Estado, já está disponível em todos os postos de identificação, segundo comunicado do governo do estado publicado nesta terça-feira (28).

O agendamento feito no site da Polícia Civil, porém, continua suspenso, pois passa por manutenção. A previsão é que a partir da próxima segunda-feira (3) o serviço na página volte a funcionar.

O cidadão que precisar emitir a identidade antes desta data deve comparecer aos postos de identificação que não necessitam de agendamento, como o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará; o Núcleo de Atendimento ao Cidadão (Naci); veiculado à Câmara Municipal de Belém, localizado na travessa Curuzu, e a sede do Procon, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

Nos locais onde a emissão do RG é feita com agendamento, como é o caso do posto da Delegacia Geral de Polícia Civil, na avenida Magalhães Barata, só serão atendidas as pessoas que já haviam marcado datas pela internet, inclusive no feriado de Corpus Chisti, quinta-feira, 30, e no fim de semana. “Vamos continuar com o atendimento no feriado e no fim de semana só para quem já havia feito o agendamento”, reforça o papiloscopista da Polícia Civil Nildo Oliveira.

Demanda





Segundo ele, a Polícia Civil está fazendo um mutirão, emitindo cerca de 180 identidades por dia, para atender quem fez o agendamento desde o início do ano e ainda não recebeu o documento em função da falta de material. A partir de segunda-feira, 3 de junho, com o serviço na cidade de Belém online normalizado, o posto de identificação da Delegacia Geral volta a receber o público em geral. “Agendar o serviço pela internet é mais simples e mais cômodo para o cidadão, que não enfrenta fila e ainda pode escolher o posto onde prefere retirar a identidade”, completa Nildo.

Para o RG, é necessário apresentar o original ou cópia (devidamente autenticada), da certidão de nascimento ou de casamento, que não pode ter rasuras e deve estar legível. Para a primeira via, é obrigatório apresentar a certidão original. Para adolescentes de até 16 anos, é obrigatória a presença do responsável.

Também é necessário levar duas fotografias 3 por 4 recentes, iguais e de impressão não digital, além de qualquer documento usado como comprovante de residência, como conta de luz, água ou de telefone, que esteja no nome da pessoa ou de um parente. A primeira via da identidade é isenta de taxa, mas para a segunda via, é necessário pagar R$ 33,40. A isenção só é valida para quem apresenta boletim de ocorrência, em função de furto ou roubo.

Confira os locais para emissão da carteira de identidade em agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=127319

Fonte: G1





Deixe seu comentário