A Biblioteca e Arquivo Público do Pará é um dos principais locais de pesquisa do meio acadêmico. São cerca de 4 milhões de documentos que abrangem os períodos colonial, imperial e republicano, tornando essa documentação extensa e ímpar.
Com o seu acervo, é possível compreender, por exemplo, a forma como se deu a ocupação da Amazônia pelos portugueses, as múltiplas vivências com os grupos indígenas, a introdução e o trabalho de etnias africanas na região, os conflitos e revoltas, as muitas transformações políticas, econômicas, sociais e culturais ocorridas nos últimos quatro séculos.
São documentos públicos acessíveis, mas que muitas vezes, são desconhecidos pelo grande público, inclusive pelos muitos trabalhadores do comércio que estão ao redor do prédio. O Arquivo Público do Pará tem a missão de ampliar a política de divulgação e acesso ao acervo documental e implementação de uma política de preservação documental do Estado.
Biblioteca e Arquivo Público do Pará Belém Acervo
O acervo da biblioteca é composto por exemplares documentais que contam a história administrativa de uma enorme região hoje conhecida como Amazônia brasileira – região norte acrescida do Maranhão e Tocantins. O acervo possui também documentos referente às áreas limite ao atual estado brasileiro, incluindo os países da pan-amazônia.
Biblioteca e Arquivo Público do Pará Belém Restauração
Mais um patrimônio histórico e cultural do povo paraense foi entregue restaurado pelo Governo do Estado em 2017. A reforma do prédio de estilo neoclássico datado de 1884 do Arquivo Público do Pará foi inaugurada pelo governador Simão Jatene depois de três anos de obras. O meticuloso trabalho que resgatou a estrutura física e documentos raros reabilitou o espaço como guardião da memória da Amazônia. A cerimônia teve a participação de autoridades e de funcionários, que comemoram a abertura da nova casa.
Ligado à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o Arquivo Público guarda mais de quatro milhões de documentos, entre escrituras, inquéritos e iconografias, produzidos a partir do século XVII. Detém ainda documentos referentes às áreas limite ao atual Estado brasileiro, incluindo os países da Pan-Amazônia. O documento mais antigo no local é datado de 1649 e mostra as demandas administrativas do capitão-geral de Belém para o rei de Portugal, com pedidos de fardamento, pólvora e alimentação. Já o último documento protocolado é um boletim de ocorrência da Polícia Militar do Estado, de 1986.
Horário de Funcionamento Biblioteca e Arquivo Público do Pará em Belém
- Segunda a Sexta das 08h às 15h
Onde Fica, Endereço e Telefone Biblioteca e Arquivo Público do Pará em Belém
- Tv. Campos Sales, 273 – Campina – Belém – PA
- Telefone: (91) 3219-1111
Outras informações e site
- Mais informações: www.facebook.com/Arquivo-Publico-do-Estado-do-Para
Mapa de localização
