Belém recebe mais uma vez circuito gastronômico

O Circuito Gastronômico do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense abriu ontem à noite. O público pode conferir os pratos inéditos, feitos com os tradicionais temperos regionais, em onze restaurantes belenenses. O festival gastronômico vai até o dia 14 de abril.

A Forneria, Benjamin, Famiglia Trattoria, Famiglia Sicilia, Lá em Casa, La Madre, Remanso do Bosque, Sushi Rui Barbosa, Tutto, Brasileirinho e Santa Chicória – estes dois últimos estreando no evento na cidade de Belém – são os restaurantes participantes deste ano. Os estabelecimentos são sinalizados com o banner do evento, que informa o prato concebido pelo chef do local e o valor. De acordo com a diretora executiva do Instituto Paulo Martins, Joanna Martins, o objetivo do festival é divulgar a culinária paraense, carregada de sabor sofisticado, mas ainda assim popular.

Entre 07 e 14 de abril, o evento contará com a presença de grandes chefs locais e nacionais, como Roberta Sudbrack (RJ), Thomas Troisgros (RJ) e Felipe Rameh (MG). O Festival, que carrega no nome a base de inspiração, a maior feira livre a céu aberto da América Latina, deve movimentar um público de 20 mil pessoas nos restaurantes participantes.

Idealizado pelo respeitado chef paraense Paulo Martins, a organização do 11º Ver-o-Peso da Cozinha Paraense é assinada pela da Door Comunicação, a realização é do Instituto Paulo Martins e da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. O Festival tem ainda apoio institucional da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e do Governo do Estado do Pará.





Uma das representantes do Estado no festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense 2013, a chef Ecléia Duarte conta um pouco de sua trajetória e revela alguns de seus segredos na cozinha.

Saber usar os temperos e outros sabores da região é uma das especialidades da jovem chef paraense Ecléia Duarte. Há 10 anos no ramo da gastronomia, ela tem um jeito bem particular de aliar a tradição da culinária local e uma pitada de criatividade na mesma receita. O resultado é uma linguagem particular, autoral, que permite a criação de pratos exóticos e harmoniosos – o suficiente para colocá-la em destaque dentro do cenário gourmet do estado. Responsável pelos festivais gastronômicos da Assembleia Paraense, Ecléia teve como professores grandes nomes como Renata Broune e Alex Atala. Participante da 11ª edição do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, considerado o maior festival gastronômico da Amazônia, ela guarda a sete chaves a receita deste ano – sustentando o mistério típico dos bons chefs.

Serviço

Circuito gastronômico do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense 2013, de 15/03 a 14/04. Restaurantes participantes: A Forneria, Benjamin, Famiglia Trattoria, Famiglia Sicilia, Lá em Casa, La Madre, Remanso do Bosque, Sushi Rui Barbosa, Tutto, Brasileirinho e Santa Chicória. Informações: veropesodacozinhaparaense.com.br

Fonte: Portal ORM





Deixe seu comentário