O cadastramento das famílias beneficiadas com o Programa Bolsa Família em Belém foi prorrogado até a próxima quinta-feira (28). Por dia, cerca de 400 pessoas têm procurado o órgão para fazer serviços na cidade de Belém, como o desbloqueio, recadastramento e também novos cadastramentos no programa.
‘Muitas famílias não fizeram a atualização obrigatória durante o ano, o que faz com que tenhamos um grande número de pessoas para serem atendidas durante o dia’, explicou o coordenador do Bolsa Família, Luiz Carlos.
De acordo com a Coordenadora Geral do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), Maria das Neves Mendes, o Bolsa Família atende atualmente 85.516 mil famílias em Belém. Outras 62 mil famílias são novos cadastrados, que aguardam confirmação de dados para começarem a receber o benefício. O valor do Bolsa Família varia de R$ 70 a R$ 306, conforme o número de dependentes.
Com o início do ano letivo é comum que pais e mães mudem os filhos de escola. No caso de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, é necessário que a alteração seja comunicada para que seja mantido o acompanhamento na educação de cada criança. A falta de frequência escolar pode resultar no bloqueio, suspensão e até no cancelamento do benefício.
Para a doméstica Francisca Nascimento, de 52 anos, mãe de cinco filhos, beneficiária há três anos, o dinheiro ajuda nas despesas escolares. Ela acredita que o recadastramento é importante para evitar fraudes. ‘Com este dinheiro, eu posso ajudar meu esposo nas despesas da casa e comprar material escolar’, declarou.
Serviço
O atendimento acontece de segunda a quinta-feira, de 8h às 16h, na Avenida Augusto Montenegro, km 1 – Passagem Maria das Graças, 565, Marambaia.
É necessário levar os seguintes documentos: do titular do benefício e do companheiro (a) maior de 18 anos: original e cópia da Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, certidão de nascimento ou casamento, comprovante atual de residência e extrato de pagamento do benefício recente. Dos dependentes menores de 6 a 17 anos é necessário apresentar certidão de nascimento e comprovante de matrícula escolar.
Fonte: Portal ORM