A Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub) lançará hoje (11) um projeto piloto para que os motoristas se conscientizem sobre os problemas de tráfego causados na frente de escolas na cidade de Belém. Inicialmente, participam do projeto 14 escolas, que foram consideradas pela Amub como pontos críticos nas horas de entrada e saída de alunos em vias importantes da cidade, como a Avenida Nazaré e a Quintino Bocauiva.
O programa “Amub na escola” prevê um convênio entre as instituições e a autarquia para a prática de ações educativas e medidas para melhorar o fluxo nas ruas nos períodos mais críticos. “Na avaliação dos nossos agentes de trânsito essas são escolas que estão com problemas na hora do embarque e desembarque de alunos, escolas localizadas em corredores de ônibus, tudo isso também gerando problemas na travessia das crianças. Estas 14 escolas servirão de modelo e exemplo para as demais que serão incorporadas posteriormente ao programa”, explica Maisa Tobias, diretora-superintendente da Amub.
Segundo a Amub, a participação dos colégios é voluntária, mas as instituições que aceitarem participar do projeto precisam se comprometer com o objetivo de melhorar o trânsito nos trechos onde os colégios estão localizados. “A adesão ao programa será um ato voluntário, mas a escola que aceitar assinará conosco um termo de compromisso. Trabalharemos em parceria e os resultados beneficiarão a todos”, disse Tobias.
Fonte: G1