Contribuintes têm até dia 10 para quitar IPTU com desconto em Belém

Termina no próximo dia 10 de março o prazo para pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em cota única com desconto de 10% no valor do tributo. A expectativa é que pelo menos 20% dos contribuintes, ou seja, 60 mil proprietários de imóveis na cidade de Belém, possam antecipar o pagamento do IPTU aproveitando os descontos relativos à cota única. Este, aliás, é o segundo e último prazo para quem quer efetuar o pagamento com desconto, já que o primeiro venceu no dia 10 de fevereiro passado. Ao todo, foram lançados no programa IPTU 384 mil imóveis, dos quais, 220.199 foram tributados e 164 mil isentados.

De acordo com a diretora geral da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Clotilde Amazonas, no ano passado, 57.306 contribuintes optaram pela cota única até 28 de fevereiro. “Este ano, o número de proprietários de imóveis que aderiram à primeira cota única foi 54.924 contribuintes – volume que corresponde a 5% do valor lançado”, afirma.

Parcelado





A diretora Clotilde Amazonas destaca ainda que, caso não seja possível realizar o pagamento até o dia 10 de março de uma só vez, é permitida ao contribuinte de Belém a quitação em parcelas, conforme consta nos carnês enviados pela Sefin aos imóveis dos contribuintes. “Quem pagar em dia o imposto este ano, terá descontos automáticos no ano que vem. A quitação deve ser feita automaticamente no dia 10 de cada mês. Se esta data cair em um final de semana, o vencimento será postergado para no primeiro dia útil após o prazo”, avisa.

Atrasados

Clotilde Amazonas destaca ainda que, os contribuintes que apresentarem débitos atrasados de exercícios anteriores também podem solicitar parcelamento. “Se este proprietário de imóvel quiser pagar em até três vezes, ele terá 90% de desconto nas multas e juros”, explica, frisando que basta acessar o portal da Sefin na internet (belem.pa.gov.br/sefin). Ainda de acordo com a diretora geral, se não for possível o pagamento em até três parcelas, é necessário que o dono do imóvel compareça na Central de Atendimento da Sefin, que fica na avenida Presidente Vargas. “Ainda que parcelando em mais de três vezes os débitos passados, é possível conceder descontos de 40% a 70%”, revela.

Fonte: Portal ORM