10 Lugares Imperdíveis para conhecer em Belém

A capital paraense é  uma daquelas que mais surpreendem qualquer visitante. Não falta o que fazer em Belém. E quem nunca visitou a cidade percebe isso logo na primeira vez, pois provavelmente irá faltar tempo.

Uma rica e forte cultura, gastronomia única e prédios históricos são apenas alguns dos pontos fortes de uma capital praticamente no meio da Floresta Amazônica. Veja os 10 Lugares Imperdíveis para conhecer em Belém.

10 Lugares Imperdíveis para conhecer em Belém

1. Estação das Docas

Sem dúvida é uma das grandes atrações. Os três armazéns de ferro inglês do século XIX e os guindastes, que são símbolo do lugar, reúnem uma intensa vida gastronômica e cultural às margens da Baía do Guajará. Dali saem ainda passeios de barco pelo rio e o pôr do sol é de tirar o fôlego.

Estação das Docas

2. Mercado Ver o Peso

Um dos símbolos de Belém, o Ver-O-Peso é considerado uma das maiores feiras livres da América Latina. Inaugurado em 1901, por abastecer a cidade de alimentos, é uma ótima introdução à culinária paraense. Aproveite para conhecer o tucupi, as frutas típicas da amazônia ou provar o açaí mais fresco da sua vida. Além disso, o mercado é famoso por suas ervas medicinais, tanto que há um setor inteiro dedicado a isso. Se a ideia é comprar artesanato, há boas bancas por aqui também.

Mercado Ver o Peso

3. Mangal das Garças

Esse parque ecológico em pleno centro histórico de Belém fica às margens do rio Guamá. A ideia é reunir num mesmo espaço um pouco da Floresta Amazônica, de animais à flora. O Farol de Belém tem 47m de altura e proporciona uma linda vista da cidade. Quem preferir, pode comer aqui também, já que um dos melhores restaurantes de Belém, o Manjar das Garças, fica dentro do Mangal.

Mangal das Garças

4. Forte do Presépio

O nome real desse forte século XVII é bem grande: Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém. Além da rica história que narra batalhas da colonização do Brasil, a vista da Baía do Guajará e do Mercado Ver-O-Peso é privilegiada. Aproveita a visita para conhecer a Casa das Onze Janelas, que fica bem ao lado e onde funciona um espaço cultural.

Forte do Presépio

5. Basílica de Nossa Senhora de Nazaré





O Círio de Nazaré é a maior manifestação religiosa católica do Brasil e uma das maiores do mundo. Todo segundo domingo de outubro milhões de fiéis saem em procissão pelas ruas de Belém. Se visitar a cidade nessa época, garanta seu hotel com bastante antecedência. Se não for no período, vale visitar a Basílica onde está a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, amarrar umas fitinhas e fazer seus pedidos e orações.

Basílica de Nossa Senhora de Nazaré

6. Theatro da Paz

Fundado é 1818, é um prédio em estilo neoclássico que ainda hoje recebe apresentações eruditas. Aos domingos, na mesma praça, há uma interessante feirinha de artesanato.

Theatro da Paz

7. Bairro Nazaré

Esse bairro nobre de Belém tem ótimos serviços, entre restaurantes, bares e lojinhas. Caminhar pelas ruas arborizadas com mangueiras é um ótimo passeio. Vale também procurar um hotel na região pra se hospedar durante sua viagem.

Bairro Nazaré

8. Sorveteria Cairu

Os sorvetes Cairu já viraram ícone de Belém. Difícil alguém que vá à cidade sem procurar por eles. Os sabores exóticos de frutos da amazônia e delícias mais conhecidas, como o de tapioca, fizeram a fama que deram o título de melhor sorveteria do Brasil. São muitos os endereços, mas um dos pontos mais procurados é o quiosque da Estação das Docas.

Sorveteria Cairu

9. Culinária Paraense

Belém tem uma das culinárias mais peculiares do Brasil. A cozinha paraense tem muita influência indígena, portuguesa e africana, que transformou os pratos locais em delícias únicas. Os ingredientes principais são de origem amazônica, com destaque para os peixes, camarões, aves, além de muitas ervas, folhas e temperos pouco convencionais pra quem é de fora, como o jambu ou o tucupi. Já publicamos uma lista de bons restaurantes pra comer bem na cidade. Vale conferir.

Culinária Paraense

10. Por do Sol na Baía do Guajará

Esse espetáculo sobre as águas do Guajará pode ser visto de muitos cantos da cidade, mas um dos preferidos é na Estação das Docas.

Por do Sol na Baía do Guajará