Inaugurado em 2015 pelo Governo do Estado, o Terminal Hidroviário de Belém trouxe conforto, segurança e infraestrutura adequada para atender a população. Desde sua inauguração, no dia 23 de maio de 2014, até agora, mais de 2,2 milhões de pessoas já passaram por ele.

Construído em uma área de 5 mil m², localizado próximo a diversos pontos turísticos, shoppings e do centro comercial de Belém, o terminal conta com uma ampla área de embarque e desembarque, flutuantes cobertos, aparelho de raio-x, climatização em todos os ambientes.Terminal Hidroviário de Belém

Três lanchonetes, banca de revista, acessibilidade para portadores de necessidades especiais, banheiros com chuveiro, guarda volume, guichês para compra de passagens, wi-fi gratuito para acesso à internet e lojas.

Para garantir a segurança das pessoas e dos viajantes, o Juizado da Infância e da Juventude está presente no local, além do Pro Paz e da Polícia Militar Turística. Atualmente, estão em operação no terminal, nove empresas, que fazem viagens para 19 municípios, incluindo Belém, sendo 14 dentro do Pará e cinco de outros estados, sendo no Pará: Almeirim, Belém, Breves, Cachoeira do Arari, Camará, Gurupá, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Prainha, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, Santarém e Soure. Já fora do estado os destinos são Santana (AP), Macapá (AP), Itacoatiara (AM), Manaus (AM) e Parintins (AM).

Terminal Hidroviário de Belém Infraestrutura

Funcionando em área de 4,8 mil metros quadrados, no galpão 9 da Companhia do Docas do Pará (CDP), o Terminal Hidroviário de Belém foi construído com recursos de R$ 19 milhões, cofinanciado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O espaço é mantido pela Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), do Governo do Estado. Empresas contratadas por licitação fazem os serviços de conservação e limpeza, manutenção predial, climatização e dedetização.

Com ambiente totalmente climatizado, o terminal opera hoje com a capacidade de 2,4 mil passageiros simultâneos, que têm à disposição 52 carrinhos de bagagem, 92 guarda-volumes, três restaurantes e lanchonetes – que têm capacidade de fornecer até 1,2 mil refeições por dia –, sete banheiros e dez boxes para venda de passagens. Há também uma variedade de lojas, que incluem vendas de artigos eletrônicos, artesanato e roupas.

O espaço para caixas eletrônicos, que hoje tem um ponto do Banco do Estado do Pará (Banpará), será ampliado, atendendo a uma demanda apontada pelos próprios usuários. E a venda de passagens ganhará, em breve, uma nova plataforma. “Estamos trabalhando para lançar a venda de bilhetes on-line. Em breve este serviço estará disponível. O usuário terá a opção de comprar a passagem pela internet, usando cartão de débito ou crédito”, antecipa o gerente geral do terminal, Adriano Trindade, informando que o usuário também dispõe de conexão wi-fi gratuita, pela rede Navegapará.





Terminal Hidroviário de Belém Segurança

A fiscalização das viagens que saem do terminal é constante. Cada embarque é acompanhado de perto por fiscais dos órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) – que fiscalizam as viagens interestaduais, para Manaus e Macapá (AP) – e da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon), responsáveis pelas viagens intermunicipais. São avaliados, entre outros, itens de segurança das embarcações, como lotação máxima, coletes salva-vidas e licenças de operação.

O terminal também dispõe de salas de atendimento especializado, do Juizado de Menores – para controlar o embarque de menores de idade –, Pro Paz e Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), da Polícia Militar. Além da empresa contratada para fazer a segurança patrimonial, o circuito fechado de televisão (CFTV), com 32 câmeras, monitora o espaço. Em breve, começa a funcionar o novo sistema de detector de metais, garantindo ainda mais tranquilidade ao passageiro que embarcar. Além disso, como nos aeroportos, as viagens são anunciadas por avisos sonoros à medida que se aproximam.

Horário de Funcionamento Terminal Hidroviário em Belém

  • Segunda a Sábado, de 5h às 20h / Domingos de 6h às 20h

Endereço e Telefone Terminal Hidroviário em Belém

  • Av. Mal. Hermes, 901 – Belém – PA
  • Telefone: (91) 98895-6563

Outras informações e site

Mapa de localização

5 (100%) 1 voto