A Sesma Belém – Secretaria da Saúde Fortaleza é um órgão da administração direta do Governo estadual. Gerencia no Estado o Sistema Único de Saúde (SUS). A Sesma tem a missão de assegurar a formulação e gestão das políticas públicas em saúde e prestação da assistência à saúde individual e coletiva, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos cearenses.

A Sesma tem essa missão baseada nos valores da universalidade, integralidade, equidade, solidariedade, respeito às crenças, ética, honestidade e justiça social.

Sesma Belém

Valores que estão nas ações administrativas do núcleo central, nas 21 Coordenadorias Regionais de Saúde e nos hospitais e unidades próprias.

Sesma Belém Atenção Básica

O Sesma dá atenção básica com atendimento médico com clínico geral, ginecologista, dermatologista, nutricionista, assistente social, odontologia, cardiologista, oftalmologista, enfermagem. Programa de Pré-natal, Hiper Dia, Tabagismo, Saúde Mental e Aleitamento materno (Pró-Ame). Solicitação de exames de tuberculose e hanseníase.

Sesma Belém Atendimento de Urgência e Emergência

O atendimento de Urgência e Emergência é oferecido nos seguintes hospitais:

  • Hospital e Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti
  • Hospítal e Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira
  • Upa de Pronto Atendimento: UPA DASAC, UPA DAGUA, UPA DAICO
  • Samu 192
  • Centro de Informações Toxicológicas

Sesma Belém Serviços Especializados

O Sesma oferece alguns serviços especializados, são eles:

1. Centro de testagem e aconselhamento – faz parte do programa municipal de DST/Aids e hepatites virais. O seu objetivo é o de promover a prevenção, o diagnóstico e dar a assistência inicial à Pessoa que vive com o HIV, bem como as Pessoas que Convivem com o HIV – parentes e amigos.

2. Casa Dia: atende os portadores do vírus HIV que são tratados dentro da rede municipal de saúde, depois que o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) detecta se o paciente é portador ou não do vírus. Se o resultado é positivo, o portador de HIV é matriculado automaticamente na casa. Ele recebe os medicamentos necessários para controlar a doença e acompanhamento médico e psicológico.

3. CEMO : Atenção Básica com atendimento Bebê Clinica, realizado em crianças de 0 a 2 anos.

4. Casa Mental do Adulto: Portadores de transtornos mentais, com intenso sofrimento psíquico severo e persistente, e depressão a partir de 18 anos são o público alvo da Casa Mental do Adulto. Eles podem se dirigir diretamente à casa ou ser encaminhados por alguma unidade de saúde. O acompanhamento médico é feito até o término do tratamento, sendo que o paciente é consultado regularmente. Oficinas de grupos, como bijuteria, pintura e autocuidado também são oferecidas pela casa como parte do tratamento terapêutico.

5. Casa mental da Criança e do Adolescente: O Centro Psicossocial da Criança e do Adolescente (capsi) é um serviço especializado em saúde mental, destinado ao atendimento de crianças e adolescentes que apresentam sofrimento psíquico, na faixa etária de 05 a 17 anos de idade, tendo com diretriz a Portaria336/GM.

6. Casa da Mulher: Recebe das unidades básicas de saúde mulheres que apresentam gravidez de risco e problemas uterinos, incluindo o câncer, sendo que nesse caso, a casa realiza exames que vão detectar o câncer, cujo tratamento é encaminhado para os hospitais especializados. Mulheres na menopausa, que apresentem algum tipo de variação no colo do útero, e as mulheres que sofrem algum tipo de violência sexual também são atendidas pela casa da mulher. Todas as pacientes são encaminhadas por alguma unidade de saúde do município de Belém.

7. Casa Álcool / Drogas: Exclusivamente para dependentes químicos que adquiriram transtornos mentais pelo uso de álcool e drogas. A casa recebe tanto pacientes que se dirigem diretamente a casa, quanto os paciente encaminhados pelas unidades, delegacias, tribunais de justiça, enfim em toda rede de saúde mental é livre para encaminhar.
O tratamento multiprofissional (psicólogo, assistente social, terapia ocupacional, médico clínico geral, psiquiatria, nutricionista, enfermagem) não é apenas voltado para o paciente, mas também para família dele.





8. Casa do Idoso: atende pessoas acima de 60 anos encaminhados por unidades básicas de saúde do município. Clínica médica, geriatria, dermatologia, cardiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, odontologia, prótese dentária, fonoaudiologia, psicologia, reumatologia, enfermagem, homeopatia, atividades em grupo e oficinas para os idosos são os serviços oferecidos pela casa.

9. Casa Recriar I: Um Pólo de atenção à criança e ao adolescente portador de necessidades especiais. Atende 187 crianças de zero a 12 anos. Hoje, o atendimento está voltado somente para moradores do Distrito do Damos, através de sua guia de encaminhamento que é fornecida nas unidades de saúde, onde as crianças são cadastradas através do Programa Saúde da Família. A Casa conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico pediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, enfermeira, assistente social, auxiliar de enfermagem. Dispõe também de serviços auxiliares e terapias voltadas para a reabilitação de crianças e adolescentes portadores de síndromes genéticas, déficit geral do desenvolvimento, paralisia cerebral, autismo, distúrbio de linguagem, auditivo, distúrbio de comportamento, RN de risco.

10. Casa Mental: A Casa oferece atendimento à população da área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. A unidade conta com uma equipe de funcionários da área da saúde, sendo um médico clínico, um psicólogo, uma enfermeira, um terapeuta ocupacional, três técnicos de enfermagem, duas farmacêuticas. A Casa atende aproximadamente 200 usuários, entre consultas médicas, atendimentos individuais e em grupos.
O atendimento individual é feito através da prescrição de medicamentos, psicoterapia, orientação. O atendimento em grupo é feito com oficinas terapêuticas, oficinas expressivas, grupos terapêuticos. Atendimento à família com visitas domiciliares, grupo família. Atividades externas com passeios e integração com outros serviços.

11. Unidade Mista: Oferece atendimento de urgência e emergência, de alta e média complexidade, 24 horas por dia, sala de vacinação e também atende nas seguintes especialidades: Traumatologia, Cirurgia Geral, Ginecologia, Obstetrícia, Serviço de Radiologia: ultra-som e Raio – X.

Secretaria da Saúde Belém Concurso

A Secretaria da Saúde contrata funcionários através de concurso público, fique atento ao site e ao diário oficial para não perder as datas de inscrições e das provas.

Horário de Funcionamento Secretaria da Saúde em Belém

  • Segunda a Sexta: das 08h às 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone Secretaria da Saúde em Belém

  • São Brás: Av. Governador José Malcher, 2821 – Telefone: (91) 3184-6133
  • Umarizal: Av. Alcindo Cacela, 1576 – Telefone: (91) 3249-5261

Outras informações e site

Mapa de localização São Brás

5 (100%) 1 voto