Em 1964, com o objetivo de fortalecer o ensino de nível primário e a promoção da cultura, foi criada a Fundação Educacional do Município de Belém (FEMB). Quatro anos depois, a fundação se transformou em Semec Belém – Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Atualmente, a cultura é gerida por um órgão específico da Prefeitura de Belém (FUMBEL), deixando portanto, a SEMEC apenas como Secretaria Municipal de Educação.

Semec Belém

Competências: Orientar a política educacional do Município, fomentar, organizar e manter os diversos níveis de ensino do Município de Belém, bem como promover o aprimoramento cultural da população desta cidade, através dos meios adequados ao seu alcance.

Principais Serviços: Projetos que são desenvolvidos para qualificação de professores e alunos da Rede Municipal de Ensino, primando pela educação de qualidade no município.

Semec Belém Pré matricula

A Pré matrícula deve ser realizada on  line na página www.prematricula.belem.pa.gov.br respeitando os prazos para esta.  A Semec também está disponibilizando alguns pontos onde as pessoas que não têm acesso à internet podem recorrer para fazer a reserva da matrícula.

Os documentos são cópia do registro de nascimento ou carteira de identidade; cópia do comprovante de residência; ressalva ou histórico escolar, exceto para os alunos da educação infantil e os que nunca frequentaram uma escola; cartão com o Número de Identificação Social (NIS); cópia do CPF para os alunos que já possuam o documento e os maiores de 18 anos; cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS); carteira de vacinação para crianças da educação infantil; laudo médico para alunos com deficiência, caso possua; e para alunos inscritos no Programa Bolsa Família o responsável deverá apresentar o cartão do responsável pelo aluno beneficiário e/ou a folha resumo Cadastro Único (CadÚnico).

Semec Belém Matrícula

Após a realização da pré matrícula é necessário se dirigir até a escola escolhida para a realização da matrícula dos alunos.

Semec Belém Concurso

A Semec contrata profissionais através de concurso público. Fique atento ao site da Secretaria Municipal da Educação e não perca as datas de inscrição e provas.

Semec Belém Serviços

O Semec oferece os seguintes serviços:

  • Informática Educativa: O Núcleo de Informática Educativa da Semec (Nied) além de programar a informatização da rede, organizando os laboratórios de informática nas escolas, também fomenta a pesquisa sobre o uso da informática por professores em sala de aula. Desenvolve Projetos-Piloto de pesquisa com turmas de estudantes de diversos níveis de ensino, promovendo ações de uso do computador no ensino de artes, matemática, na alfabetização de jovens e adultos e no trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem e em distorção de idade/série. Também realiza cursos sistemáticos de capacitação de professores e operacionais técnicos para lidarem com a informática na escola, incluindo os setores administrativos.
  • Escola Municipal de Dança: Oferece aulas de dança gratuitamente em espaços municipais e espaços conveniados com a prefeitura, como Aldeia Cabana, Unama, Liceu de Artes e Ofícios Mestre Setenta, casas mentais adulto e infantil, Espaço Sila, NPI, UFPA, etc. São oito pólos que abrem matrícula semestralmente para a comunidade em várias modalidades de dança.
  • Programa Brasil Alfabetizado: Oportunidade de alfabetização e ensino supletivo noturno em centros comunitários, associações, igrejas e outros espaços sociais nas comunidades. Apenas este ano, mais de seis mil novos alunos foram inscritos, considerado um número acima das expectativas. Como resultado da iniciativa, a Semec iniciou a migração dos alunos que estão finalizando o Bralf para as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), para estas pessoas recém-alfabetizadas, dêem seqüência a seus estudos.
  • Escola Municipal de Esporte: Oferece aulas gratuitas para o público infanto-juvenil em diversas modalidades esportivas, como futebol (campo e salão), basquete, vôlei, handball, judô, karatê e natação. Para a terceira idade, há hidroginástica e dança folclórica. As aulas acontecem em espaços municipais ou conveniados com a prefeitura, como UFPA, UEPA, Espaço Sila, Federação Infanto-Juvenil de Esporte (Feiji), e em algumas escolas municipais, como Theodor Badotti (Icoaraci) e Terezinha Souza (Cabanagem). As matrículas são abertas semestralmente para toda a comunidade.
  • Projeto Saúde e Lazer: Promove acompanhamento de caminhadas e aulas de ginástica na Praça Brasil (segunda a sexta, a partir das 18h30), orla de Icoaraci (18 às 21 horas) e no campus da UFPA no Guamá (segunda a quinta, das 15h30 às 18h), com orientação de professores de educação física. Aberto ao público em geral.
  • Projeto Viva Vôlei: Em parceria com a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), promove aulas de míni-vôlei (variação do vôlei direcionada ao público infantil de 7 a 14 anos, com quadra reduzida e equipes de apenas quatro jogadores). Instalado no Sila Espaço Social, as atividades acontecem durante 1 hora, com turmas de até 24 alunos.
  • Treinamento para professores de futebol: Treina pessoas que desenvolvem trabalhos comunitários de futebol, envolvendo crianças e adolescentes que residem em bairros carentes. O objetivo é melhorar a qualidade e a técnica para as aulas ofertadas.

Horário de Funcionamento Semec em Belém

  • Segunda a Sexta das 08h às 17h

Endereço e Telefone Semec em Belém

  • Av. Gov. José Malcher – Nazaré – Belém – PA
  • Telefone: (91) 3075-5400

Outras informações e site

Mapa de localização

5 (100%) 1 voto