Na década de 1970, o Governo Federal iniciou a implantação do Programa Nacional do Sangue, incentivando a criação de hemocentros por todo o país. Nessa época, já existiam bancos de sangue oficiais e particulares em alguns hospitais, onde a doação de sangue era renumerada.

Foi nesse cenário que em 2 de agosto de 1978, por meio do Decreto nº 10.741, nasceu a Hemopa Belém com o nome de Fundação Centro Regional de Hemoterapia do Pará (Funepa), em imóvel alugado na Avenida Generalíssimo Deodoro, em Belém.

Hemopa Belém

A unidade foi instituída com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira.

Para atrair doadores, já que não havia remuneração, a Funepa investiu em procedimentos modernos de sorologia do sangue e ganhou a confiança dos profissionais da saúde e da sociedade. Com o passar dos anos, houve a institucionalização de uma Política Nacional de Sangue, normatizando as ações, competências e responsabilidades daqueles com atuação na área de hemoterapia. A doação de sangue passou a “voluntária, altruísta e não remunerada direta ou indiretamente”.

Foi a partir de 1982, que a instituição ganhou a denominação de Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e mudou-se para Avenida Castelo Branco, esquina da Avenida Magalhães Barata. Em 1994, através da Lei no 5.840 de 23 de março, foi transformada em fundação de direito público, mesmo ano em que ganhou nova sede no bairro de Batista Campos, onde funciona até hoje. Com modernas instalações, o Hemopa conquistou lugar entre os melhores hemocentros do Brasil e do mundo.

Hemopa Belém Captação

A captação representa uma série de atividades desenvolvidas para garantir o estoque de sangue necessário para o atendimento da demanda transfusional. Esse trabalho se concretiza na sensibilização da população por meio de ações de educação em saúde feitas de maneira permanente.

A captação busca:

  • Conseguir novos doadores;
  • Aprimorar o perfil dos candidatos à doação;
  • Contribuir para melhoria na qualidade do sangue;
  • Alcançar os doadores de repetição;
  • Estimular parcerias;
  • Manter o estímulo ao voluntariado.

No Pará, as estratégias para elevar o número de doações de sangue são promovidas pela Gerência de Captação de Doadores (GECAD) e fazem parte do Programa Estadual de Captação de Doadores.

Hemopa Belém Por que Doar Sangue?

São vários os motivos. O sangue é insubstituível e não é produzido artificialmente. Por isso, o ser humano é a única fonte de matéria prima para uma transfusão. Uma única bolsa de sangue pode salvar várias vidas, já que os componentes do sangue (plaquetas, plasma e hemácias) são separados e utilizados de acordo com necessidade de cada paciente.





Existem três dimensões para o ato de doar sangue: a subjetiva, a humanística e a social. A dimensão subjetiva é indecifrável para os outros, só compreendida por quem doa; é nela que se situa o desprendimento humano, o querer fazer bem. Na dimensão humanística, “salvar vidas”, “ajudar os que necessitam”, “transferir saúde” e “compartilhar esperanças”, são fatores que explicam o ato de doar, demonstrando a imensa solidariedade presente nos povos, nos seres humanos.

A dimensão social representa a tomada de consciência de uma sociedade que tem por dever saber que, para atender a demanda por transfusão de uma forma universalizada, é necessário que o cidadão, por ser detentor da matéria prima – o sangue – esteja consciente de que a doação de sangue não é apenas um ato de solidariedade, mas, sobretudo, um ato de responsabilidade social.

É importante que este cidadão transforme outro cidadão em doador de sangue, formando-se uma corrente de agentes multiplicadores e disseminadores da importância social da doação de sangue. Quando isto acontecer não faltará sangue para o atendimento da população e a sociedade terá realmente cumprido seu importante papel nesse processo.

Hemopa Belém Critérios para Doação

Para doar sangue você deve observar os seguintes critérios:

  • Estar bem de saúde
  • Ter mais de 50 kg
  • Ter tido uma boa noite de sono
  • Estar alimentado
  • Ter entre 16 e 69 anos
  • Portar documento de identificação

Vagas Hemopa Belém – Trabalhe Conosco

A Hemopa contrata funcionários através de processo seletivo, acesse o site abaixo e fique atento aos editais e datas de inscrição e provas.

Horário de Funcionamento Hemopa em Belém

  • Segunda a Sábado das 07h30 às 18h30

Onde Fica, Endereço e Telefone Hemopa em Belém

  • Tv. Padre Eutíquio, 2109 – Batista Campos – Belém – PA
  • Telefone: (91) 3110-6500

Outras informações e site

Mapa de localização

5 (100%) 1 voto