Cras Belém – Centro de Referência de Assistência Social – é uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.

Cras Belém

Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no seu território de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência.

O CRAS presta serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária; A existência do CRAS está estritamente vinculada ao funcionamento do Programa de Atenção Integral à Família – PAIF, ou seja, à implementação do PAIF, co-financiado ou não pelo Governo Federal, que constitui condição essencial e indispensável para o funcionamento do CRAS.

Reconhece-se, portanto, ser atribuição exclusiva do poder público, o trabalho social com famílias, sendo esta a identidade que deve ser expressa no espaço físico do CRAS.

No CRAS, portanto, deve ser necessariamente ofertado o PAIF, podendo ser ofertados outros serviços, programas, benefícios e projetos conforme disponibilidade de espaço físico e de profissionais qualificados para implementá-los, e desde que não prejudiquem a execução do PAIF e nem ocupem os espaços a ele destinados. Os demais serviços sócio-educativos, ações complementares e projetos de proteção básica desenvolvidos no território de abrangência do CRAS devem ser a ele referenciados.

O que é o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Belém?

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é o sistema governamental responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Por meio do Cras, as famílias em situação de extrema pobreza passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda. Identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nas localidades.

Serviços e Documentos CRAS Belém

O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Dentre os objetivos desse serviço estão a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socio-assistenciais. As ações são todas implementadas por meio de trabalho de assistência social. Para dar entrada no Bolsa Família, primeiramente você precisa fazer o cadastro único. Veja quais são os documentos que você deve levar ao CRAS para realizar o cadastro.





Representante da família

CPF ou o Título de Eleitor
Comprovante de residência (água ou luz); este documento não é obrigatório, mas facilita o preenchimento do cadastro.
De preferência mulher, a representante da família será a pessoa responsável por responder às perguntas feitas pela equipe do CRAS para a realização do cadastro. Ela deve ter pelo menos 16 anos, fazer parte da família e morar na mesma casa dos outros membros da família.

Horário de Funcionamento CRAS em Belém

  • Segunda a Sexta: das 08h às 18h

Endereço e Telefone CRAS em Belém

  • Cras Pedreira: Travessa Pirajá S/N – Telefone: (91) 3233-7223
  • Cras Outeiro: Rua Tito Franco, 4 – Telefone: (91) 3233-7223
  • Cras Aurá: Rodovia Br 316 Km 06 – Telefone: (91) 3233-7223
  • Cras Mosqueiro: Rua Francelino Santos, 509 –  Telefone: (91) 3233-7223
  • Cras Juruna: Rua Honório José dos Santos, 1125 – Telefone: (91) 3233-7223
  • Cras Barreiro: Av. Pedro Alvares Cabral, 3456 – Telefone: (91) 3233-8868
  • Cras Bengui: Rod. Augusto Montenegro Km 03 – Telefone: (91) 3279-6100
  • Cras Cremação: Av. Alcindo Cacela, 2993 – Telefone: (91) 3219-1204
  • Cras Icoaraci: Rua Monsenhor José Maria Azevedo, 237 – Telefone: (91) 3297-7000
  • Cras Guamá: Passagem Surunina, 268 – Telefone: (91) 3217-1214
  • Cras Terra Firme: Av. Perimetral da Ciencia, 1642 – Telefone: (91) 3277-4700
  • Cras Tapanã: Rua Das Rosas, 194 – Telefone: (91) 32895243
  • Cras Pedreira: Av. Pedro Miranda, S/N – Telefone: (91) 3233-7223

Mapa de localização  Cras Pedreira

 

5 (100%) 1 voto