Cia Extraordinários apresenta espetáculo educativo no Teatrinho do Mangal, em Belém

O Parque Zoobotânico Mangal das Garças promove, quinzenalmente, o projeto Teatrinho do Mangal, com apresentações teatrais e contações de histórias voltadas para o público infantil, com foco na educação e preservação ambiental. E, neste domingo, 26, que se apresenta é a Cia Extraordinários, com o espetáculo “A Reforma da Natureza”. A programação inicia às 10h30, no entorno do Memorial Amazônico da Navegação, com entrada gratuita.

A peça narra a história dos palhaços Belisca Lua (Gabriel Cunha), Sonho (Cleber Cajun), Velória (Valéria Lima) e Violeta (Marluce Araújo), que num belo dia de sol resolvem pegar sua prancha de surf feita em miriti e partem para o litoral paraense. Porém, algo inesperado acontece. No exato momento em que estão surfando na Pororoca, surge uma onda gigante que os transporta para o futuro. Ao se depararem com a realidade da Amazônia eles ficam assustados, pois constatam que a região mais encantadora do mundo está destruída. Logo conhecem outros personagens, e a aventura continua. A dramaturgia e direção são de Cleber Cajun, com participação especial e violão de Sol Henriques.

“A mensagem da peça narra o quanto as nossas atitudes atuais, no contexto de preservação da natureza, vão refletir no ambiente em que viveremos no futuro, e assim tratamos dessa causa e efeito de uma forma divertida. Um exemplo disso é o boneco da barata (personagem Baratitina). Assim, com o foco nas crianças, que são o futuro do mundo, buscamos fazer com que elas absorvam a mensagem e deem mais importância à natureza, que valorizem a conservação dos recursos naturais, das matas, rios, praias e igarapés, que vejam como é bom ter ar puro para respirar. Queremos que elas não vejam a peça somente como algo automático e corriqueiro, mas que tenham uma mente consciente, fazendo de sua atitude cidadã um estilo de vida”, explica a produtora da Cia Extraordinários, Mônica Gouveia.





O Teatrinho já é programação tradicional no Mangal das Garças e Mônica Gouveia ressalta a vantagem de poder contar com esse espaço. “O Mangal é um lugar que possui uma atmosfera harmoniosa, além de ser um excelente espaço de fomento à cultura e à arte com a temática da preservação ambiental. Para a Cia Extraordinários é gratificante apresentar num lugar tão inspirador, cercado de cores e elementos da fauna Amazônica”, afirma a produtora.

E, para tornar o domingo ainda mais produtivo, logo após o Teatrinho do Mangal, a equipe de tratadores do Parque comanda o “Momento EcoZoo”, com explanações sobre a iguana, réptil característico das zonas tropicais da América Central, norte do Brasil e região central do México.

O Teatrinho do Mangal tem entrada gratuita e ocorre aos domingos, a cada quinze dias, no Parque Zoobotânico Mangal das Garças. O projeto é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Organização Social Pará 2000. A programação completa pode ser conferida pelo site mangalpa.com.br ou nas redes sociais twitter.com/mangal_pa,instagram.com/mangaldasgarcas e facebook/mangaldasgarcasPA.

Serviço:

“Teatrinho do Mangal – A Reforma da Natureza”

Neste domingo, 26, às 10h30, no entorno do Memorial Amazônico da Navegação, no Mangal das Garças (Passa. Carneiro da Rocha, s/n – Cidade Velha).

Informações: (91) 3242-5052

Entrada gratuita.





Deixe seu comentário