Biblioteca Vicente Salles Belém

A Biblioteca Vicente Salles Belém, cujo título homenageia o pesquisador, antropólogo e folclorista paraense, faz parte do Sistema de Bibliotecas da FCP.

Teve o início da sua organização em 2015, com acervo que fazia parte do antigo Instituto de Artes do Pará. Esse acervo, de natureza principalmente artística, está agora sendo ampliado com títulos coletados e originados de intercâmbios, doações, e aquisições feitas pela própria Fundação Cultural do Pará.

Biblioteca Vicente Salles Belém

Aberta ao público em geral, tem como objetivo catalogar, preservar e oferecer a estudantes, pesquisadores e demais interessados o acesso a publicações de artes, entre livros, catálogos de exposições, boletins de museus nacionais e estrangeiros, dossiês de pesquisa organizados por artistas e Instituições nacionais e internacionais, partituras, teses e periódicos sobre temas que envolvem, discutem e se relacionam com as diversas linguagens artísticas, com o patrimônio cultural móvel e imóvel, assim como história, economia criativa, expressões de identidade e manifestações culturais, tanto sejam regionais ou de caráter universal.

Os usuários têm livre acesso ao acervo para consulta, pesquisa e empréstimo, além de consulta on-line.

Vicente Salles

Vicente Juarimbu Salles, ( 27 de novembro de 1931 — 7 de março de 2013) nasceu na Vila de Caripi, município de Igarapé-Açu, nordeste do Pará. Foi historiador, antropólogo e folclorista paraense considerado um dos mais importantes intelectuais do século XX, da Amazônia e do Brasil. Entre os trabalhos mais importantes de Vicente Salles, estão os livros “História do Teatro do Pará”, “Vida do maestro Gama Malcher”, “Negro do Pará – sob o regime da escravidão” e “Santarém: uma oferenda musical”. Sua obra “O negro no Pará sob o regime da escravidão” foi um marco divisor nos estudos sobre o negro na Amazônia que contrariou a tendência dos estudos antropológicos e historiográficos da época, segundo os quais a quantidade de negros escravos migrados para a Amazônia não era suficiente para assentar uma dinâmica cultural relevante. Em vida, publicou 24 livros e cerca de 50 microedições, além de ensaios em obras coletivas. Vicente Salles morreu aos 81 anos de parada respiratória, na cidade do Rio de Janeiro.





Vagas Biblioteca Vicente Salles Belém – Trabalhe Conosco

A Biblioteca Vicente Salles Belém disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Biblioteca Vicente Salles em Belém

  • Segunda a Sexta das 10h às 18h

Onde Fica, Endereço e Telefone Biblioteca Vicente Salles em Belém

  • R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos – Nazaré – Belém – PA
  • Telefone: (91) 3323-0391

Mapa de localização

5 (100%) 1 voto




Deixe seu comentário