Biblioteca e Arquivo Público do Pará

A Biblioteca e Arquivo Público do Pará é um dos principais locais de pesquisa do meio acadêmico. São cerca de 4 milhões de documentos que abrangem os períodos colonial, imperial e republicano, tornando essa documentação extensa e ímpar.

Com o seu acervo, é possível compreender, por exemplo, a forma como se deu a ocupação da Amazônia pelos portugueses, as múltiplas vivências com os grupos indígenas, a introdução e o trabalho de etnias africanas na região, os conflitos e revoltas, as muitas transformações políticas, econômicas, sociais e culturais ocorridas nos últimos quatro séculos.

Biblioteca e Arquivo Público do Pará

São documentos públicos acessíveis, mas que muitas vezes, são desconhecidos pelo grande público, inclusive pelos muitos trabalhadores do comércio que estão ao redor do prédio. O Arquivo Público do Pará tem a missão de ampliar a política de divulgação e acesso ao acervo documental e implementação de uma política de preservação documental do Estado.

Biblioteca e Arquivo Público do Pará Belém Acervo

O acervo da biblioteca é composto por exemplares documentais que contam a história administrativa de uma enorme região hoje conhecida como Amazônia brasileira – região norte acrescida do Maranhão e Tocantins. O acervo possui também documentos referente às áreas limite ao atual estado brasileiro, incluindo os países da pan-amazônia.

Biblioteca e Arquivo Público do Pará Belém Restauração

Mais um patrimônio histórico e cultural do povo paraense foi entregue restaurado pelo Governo do Estado em 2017. A reforma do prédio de estilo neoclássico datado de 1884 do Arquivo Público do Pará foi inaugurada pelo governador Simão Jatene depois de três anos de obras. O meticuloso trabalho que resgatou a estrutura física e documentos raros reabilitou o espaço como guardião da memória da Amazônia. A cerimônia teve a participação de autoridades e de funcionários, que comemoram a abertura da nova casa.





Ligado à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o Arquivo Público guarda mais de quatro milhões de documentos, entre escrituras, inquéritos e iconografias, produzidos a partir do século XVII. Detém ainda documentos referentes às áreas limite ao atual Estado brasileiro, incluindo os países da Pan-Amazônia. O documento mais antigo no local é datado de 1649 e mostra as demandas administrativas do capitão-geral de Belém para o rei de Portugal, com pedidos de fardamento, pólvora e alimentação. Já o último documento protocolado é um boletim de ocorrência da Polícia Militar do Estado, de 1986.

Horário de Funcionamento Biblioteca e Arquivo Público do Pará  em Belém

  • Segunda a Sexta das 08h às 15h

Onde Fica, Endereço e Telefone Biblioteca e Arquivo Público do Pará  em Belém

  • Tv. Campos Sales, 273 – Campina – Belém – PA
  • Telefone: (91) 3219-1111

Outras informações e site

Mapa de localização

5 (100%) 1 voto




Deixe seu comentário