Belém sedia Congresso Internacional de Estudos Linguísticos

Estão abertas as inscrições para o IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia (CIELLA), que ocorre de 23 a 26 de abril, na Universidade Federal do Estado do Pará, em Belém. Este ano o tema do congresso é “Fronteiras Linguísticas e Literárias na América Latina”.

O evento bianual, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA tem como objetivo principal reunir estudiosos das duas áreas mencionadas e de áreas afins para discutir e partilhar os resultados de suas pesquisas e dos trabalhos desenvolvidos.

As inscrições no IV CIELLA para a modalidade de ouvinte seguem até o primeiro dia do Congresso. As inscrições para participação no IV CIELLA, em todas as modalidades, devem ser efetuadas pelo site do evento, de acordo com as datas especificadas.

Além disso, os interessados já podem escolher de quais minicursos irão participar. Mas atenção aos prazos, os organizadores do evento ressaltam que só há 25 vagas por minicurso. Para se inscrever no evento, estudantes de graduação devem apresentar documento comprobatório do seu vínculo com Instituição de Ensino Superior (IES).

Discussões

Por se tratar de um evento na cidade de Belém com fortes características interdisciplinares, o IV CIELLA explora tanto o universo linguístico quanto o literário e o cultural. Neste evento, Linguagem, Línguas, Literaturas, Culturas e Educação serão abordadas sob vários aspectos.

Quanto à perspectiva da Linguística, as discussões do Congresso serão centradas especialmente nas questões dos avanços e contribuições que a tecnologia digital proporciona na compreensão, no estudo e no ensino de línguas; nos aspectos relativos à textualização da interação humana e às relações entre oralidade e escrita; na relação entre língua e sociedade, considerando-se seus vários aspectos: sociolinguístico, histórico, aquisição, ensino e aprendizagem.





No campo literário, os temas propiciam um diálogo com os domínios das ciências sociais, da história e das outras ciências, em especial, aquelas voltadas para os estudos culturais e as manifestações artísticas nas diferentes sociedades, como a literatura e as tradições orais e as relações entre literatura e outras artes.

O CIELLA tem a característica de ser um evento internacional. Pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras contribuirão com as discussões das questões apresentadas. Foram convidados para participar de conferências e debates professores de Portugal, da Espanha, dos Estados unidos, doChile, da Argentina e do México. As organizadoras do evento atribuem a forte participação estrangeira ao fato de o Congresso tratar da Amazônia, o que desperta uma especial atenção dos pesquisadores do mundo todo.

Serviço

Inscrições, valores de taxas e programação estão disponíveis no site oficial do evento: 4ciella.com.br

Fonte: G1

4.8 (95.71%) 56 votos




Deixe seu comentário