Belém: Projeto Tem Arte na Praça divulga produção cultural e novos talentos aos domingos

Composta de vasta programação cultural, o Projeto Tem Arte Na Praça chega ao segundo domingo de programação abrindo espaço para talentos das mais diversas vertentes artísticas mostrarem seu trabalho ao público de Belém. Desenvolvido pela prefeitura, por meio da Fundação Cultural do Município, o projeto segue todos os domingos, até o final do ano com atividades em três pontos da Praça da República.

Os espaços ‘Em Cena’, já conhecidos do grande público, serão ambientes garantidos para os grupos de teatro, dança e música. No ‘Troca do Saber’, livros novos e usados poderão ser trocados por obras do acervo da Biblioteca Pública Municipal, com a participação de autores convidados, que poderão apresentar seu trabalho diretamente ao público.

Além disso, há o ‘Vitrine Cultural’, destinado às novas gerações de artistas que queiram divulgar sua arte. “Dividida nesses três espaços principais, o ‘Tem Arte na Praça’ tempera ainda mais o caldeirão cultural que já é tradicional nos domingos da Praça da República.

Uma forma da Prefeitura e da Fumbel garantirem a visibilidade da produção cultural local e ao público, arte de qualidade e gratuita”, explica Marcos Marques, Diretor do Departamento de Ações Culturais da Fumbel. A Professora Ana Rosa Leal, frequentadora assídua da Praça da República, diz que agora tem um motivo a mais para aproveitar o dia de folga. “Sempre frequentei essa praça, porque moro aqui perto, e no domingo anterior tive essa surpresa agradável com essa programação. Hoje, repeti a dose e tô ainda mais feliz com o que vi. Domingo que vem, com certeza, vou estar aqui novamente”, garante.





O pequeno Matheus Soares, de 07 anos, arriscava os passos de carimbó junto com a mãe, a dona de casa Joelma Soares, que pretende trazer o filho outras vezes ao evento. “Ele é apaixonado por música e dança, tenho certeza que será um artista, e com esse incentivo, acredito que logo, ele fará sua apresentação aqui”, diz.

Com cerca de quatro atrações por domingo, o ‘Vitrine Cultural’ é composto de novos talentos como a banda Segunda Via, que sacudiu o público com um repertório que variou do pop rock nacional, até o carimbó. “Apesar da maioria dos integrantes da banda ter cerca de dez anos de carreira, essa formação completa agora apenas 1 ano, mas já deu para perceber que caiu no gosto da galera.

Legal ter essa ação da Prefeitura para servir de termômetro para cada um de nós artistas sabermos se estamos no caminho certo”, explica o produtor da Banda, Marcos Guerreiro. No espaço ‘Em Cena’, além da apresentação de grupos parafolclóricos, bandas locais como a “Strobo” chamaram a atenção do público. “É um Rock instrumental de primeira.

Não tem como a gente não sair daqui querendo aprender a tocar um instrumento também”, confessa o estudante, Augusto Santos, de 17 anos.

O ‘Tem Arte Na Praça’ acontece todo domingo na Praça da República de 9h da manhã às 14h. Para quem tem um grupo de teatro ou dança, ou uma banda e queira se apresentar no ‘Vitrine Cultural’, basta se inscrever gratuitamente na sede da Fumbel, que fica na Rua Padre Champagnat, S/N, Cidade Velha, de segunda à sexta-feira, de 8h às 14h.